Quando trabalhamos com crianças e famílias precisamos ter instrumentos que nos ajudem nesse caminho.
Se você é psicóloga, terapeuta, educadora parental, sabe que uma boa ferramenta acrescenta muito ao nosso trabalho! Ela possibilita conversas descobertas, reflexões, conexões e mudanças.
Um livro pode ser exatamente o que nós precisamos!
Mas como escolher um bom livro? Como saber se esse é o livro que procuramos?
Essa é uma tarefa que traz alguns desafios, né?
Vejo essa dificuldade nos profissionais que eu acompanho e oriento.
Desde que a Editora Matrescência começou, eu me encantei pelos livros publicados. Desde então, eu uso no meu consultório e indico.
Com o tempo fui escolhendo os meus favoritos, fui entendendo qual livro podemos usar com várias crianças e famílias e descobrindo livros específicos para temáticas especiais.
E foi desse processo que surgiu essa ideia: e se a gente criasse categorias para ajudar profissionais a fazerem escolhas mais assertivas?
Sim!! Fizemos isso!
Selecionei três coleções da Editora Matrescência com livros que vão facilitar o seu trabalho com as crianças e com os pais.
Cada uma das coleções tem um propósito — e todas têm em comum o que mais me encanta na Matrescência: livros que unem uma linguagem adequada para as crianças, sensibilidade, beleza e embasamento teórico.
1. Os Favoritos da Pat Nolêto para usar na Psicoterapia com Criança
Essa é a minha seleção pessoal — os livros que mais uso, recomendo e amo ter por perto.
São livros que trazem os temas que trabalho com a maioria das crianças que chegam ao meu consultório:
São histórias que ajudam a trabalhar temas como psicoeducação sobre emoções, regulação emocional, limites, uso de telas, gratidão, mentira, individualidade, saber esperar, amizades, senso de privacidade.
2. Livros para usar na Psicoterapia com Crianças que nos ajudam em casos específicos
Algumas histórias ajudam a criança a se reconhecer.
Outras, ajudam a nomear o que sente ou até mesmo explicar um diagnóstico.
Essa coleção reúne títulos que fazem exatamente isso — apoiam o trabalho terapêutico em situações mais específicas, como separação dos pais, medo de dormir sozinho, desfralde, a chegada de um irmão, amizades tóxicas, ansiedade, mudanças, autismo, TDAH, problemas com uso de telas,
Cada livro é um recurso potente que pode ser usado para trabalhar na sessão, indicar à família ou levar para a roda de conversa com as crianças.
São livros que, quando terminam, a gente pensa: “era exatamente disso que essa criança precisava ouvir hoje.”
3. Livros para quem trabalham com Educação Parental. Livros que vão amar conhecer e indicar
Essa coleção reúne obras essenciais para quem trabalha com famílias e quer apoiar os cuidadores em suas práticas diárias.
Os livros trazem reflexões e caminhos sobre parentalidade, fases da vida, vínculos, regulação emocional e comunicação entre pais e filhos — sempre com leveza, mas também com profundidade. Tem livros para temas sensíveis como a depressão pós-parto, dificuldades alimentares dos filhos, desmame, mas também livros que vão nos fazer chorar de rir, trazendo humor para a grande aventura que é ser mãe.
São ótimos materiais para quem oferece orientação parental ou busca ampliar repertório sobre educação respeitosa e desenvolvimento emocional.
Essas coleções são convites para transformar a forma como olhamos para as infâncias e para as relações.
Porque quando um livro toca, ele não muda só uma parte — ele muda um jeito de se relacionar e de se conectar.
✨ Explore as coleções e encontre histórias que vão inspirar o seu trabalho e fortalecer os vínculos que você ajuda a construir. Divirta-se!
Com amor.
Pat
Deixe um comentário